Listed in October 2014 the main building of Miguel Bombarda Hospital, in Lisbon, Portuguese oldest psychiatric institution, founded in 1848

 

Recebemos no dia 2 quinta-feira ofício assinado pelo Diretor Geral do Património Cultural …, comunicando-nos a decisão de classificar o Edifício Principal do Hospital Miguel Bombarda, integrando-o no Conjunto de Interesse Público anteriormente classificado do Balneário D. Maria II e do Pavilhão de Segurança, informando ainda que desde já o referindo  edifício “está em vias de classificação”, portanto com todas as proteções legais previstas, incluindo a zona especial de protecção que engloba todo o Hospital, e as de conservação (que é urgente ser retomada) e as de integração na envolvente. (DR 2ª S, nº 192 de 6 de Outubro de 2014, anúncio nº239)

Tal decisão foi finalmente tomada quanto à Candidatura desse e de outros edifícios do H M Bombarda, por nós apresentada em Março de 2013 (com Estudo Justificativo em 3 volumes), e após a sua aprovação pela Secção do Conselho Nacional de Cultura, retida ou parada desde Novembro de 2013 na Direção Geral do Património Cultural.

As entidades subscritoras da Candidatura, consideram a Classificação do vasto Edifício Principal do H M Bombarda, ex Casa da Congregação da Missão de S. Vicente de Paulo, uma importante vitória do movimento cívico que encabeçamos, quer pela importância histórica e arquitetónica do edifício. a nível nacional e da Europa (salientam-se ser o primeiro espaço da memória da psiquiatria, de 1848, a rara Igreja rocaille inicial, c. 1738, o Gabinete onde o Prof. Miguel Bombarda o dirigente da revolução republicana foi assassinado, o Salão Nobre com valiosa azulejaria barroca, lápides e pinturas históricas, a Sala de um dos primeiros Museus do mundo de arte de doentes, de1898, o Celeiro e o Lagar com robusta colunata, etc, etc), quer pelo desenvolvimento do Museu do Hospital que proporciona (que está aberto ao público) quer pela sua localização dominante no recinto hospitalar.

Apesar de os outros edifícios e locais do hospital ainda não terem sido abrangidos (o Parecer favorável à sua classificação integral, dos próprios especialista da DGPC, foi ocultado e não considerado …), a classificação do Edifício Principal será decisiva para a salvaguarda de todo o Conjunto e contra os projetos imobiliários pretendidos que só iriam desertificar mais essa zona deprimida da cidade de Lisboa. Continuaremos a defender este Património único e os edifícios ainda não classificados mas abrangidos pela Zona Especial de Proteção que engloba toda a cerca hospitalar.

A nossa luta, pela salvaguarda da cultura portuguesa e europeia, que já havia contribuido para a suspensão dos Projetos da Colina de Santana, conseguiu agora outra importante  vitória. É o resultado de múltiplos contactos, ofícios, intervenções na Assembleia Municipal e na imprensa, da mobilização de milhares de médicos, outros funcionários e moradores, expressa em diversas Petições (uma delas ao Secretário de Estado da Cultura de 26 de Junho 2014 e outra em curso à Ministra das Finanças).

Lisboa, 4 de Outubro de 2014

Prof. Maria Luísa Figueira, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria

Prof. Victor Oliveira Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia

Dr. João de Azevedo e Silva Presidente da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia

Dr. Vítor Albuquerque Freire Presidente da Associação Portuguesa de Arte Outsider

Padre Visitador Álvaro Cunha, Congregação da Missão de S. Vicente de Paulo

Movimento de Apoio ao Museu Miguel Bombarda