O nosso Movimento Cívico solicitou em Abril/Maio de 2015 ao Governo e à Câmara Municipal de Lisboa, em Proposta detalhada, o alargamento urgente do Museu Miguel Bombarda, para todo o edifício principal, classificado em Outubro de 2014.

O desenvolvimento do Museu Miguel Bombarda de Arte e Ciência, inovador e singular, prestigiante para o país,  é a única reutilização que respeitará a própria classificação do edifício, erigido pela Congregação de S. Vicente de Paulo, com interiores originais que resistiram incólumes ao terramoto de 1755. Por outro lado, o Desenvolvimento do Museu garantirá a salvaguarda do seu património, que continua em risco, contra a destruição, um crime de lesa cultura.

O movimento cívico, apoiado pelas entidades da sociedade civil Sociedades Portuguesas de Psiquiatria, de Neurologia, de Arte Terapia, de Arte Outsider, e da Congregação de S. Vicente de Paulo, entregou uma petição, com 1200 assinaturas ao Governo e CML, de médicos e outros profissionais de saúde, professores universitários e intelectuais, cidadãos e moradores da zona, além de personalidades como o Arq. Nuno Teotónio Pereira, o Prof. João Lobo Antunes, a artista plástica Joana Vasconcelos, o poeta Manuel Alegre, os historiadores de arte Prof. Raquel Henriques da Silva e Prof. Vítor Serrão, os historiadores de ciência Prof. Ana Leonor Pereira e Prof. João Rui Pita, ou crítico de arte Alexandre Pomar.

Será um museu de sítio, instalado a curto prazo e desenvolvendo-se de modo faseado,  com um investimento muito reduzido, mantendo a identidade e o espírito do local, sem dispendiosas cenografias, mas proporcionando um elevado número de visitantes que garantirão a sua sustentabilidade financeira, comprovada pelo Orçamento apresentado.

            Movimento de Apoio ao Museu Miguel Bombarda

(contactos 933 207 951,  217585085, aparteoutsider@hotmail.com)